Gravidez Precoce – Lina Medina aos 4 anos de idade

Lina Medina (Pauranga, 27 de Setembro de 1933[1]) é uma peruana que teve um filho aos cinco anos de idade, sete meses e 21 dias, tendo engravidado por volta de seus quatro anos e oito meses. É a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina. Além do feito, a menina ficou conhecida por também nunca revelar o nome do pai da criança e também por passar sua vida em pobreza, sem qualquer assistência do governo peruano. Casou-se em 1972 e chegou a ter outro filho aos 38 anos de idade. Hoje vive em um bairro pobre em Lima. Era uma dentre nove filhos.

Gravidez precoce
Lina Medina antes de dar a luzAo perceber o aumento anormal do tamanho do abdômen de sua filha, Tiburcio Medina recorreu a curandeiros da vila local para resolver o problema. Porém, os xamãs da vila descartaram que houvesse superstições da localidade (como uma em que uma cobra, Apu, vai crescendo dentro da pessoa até matá-la), então recomendaram aos pais que a levassem para o hospital da cidade de Pisco. Na época, os pais pensaram em se tratar de um tumor, mas seus médicos determinaram que se tratava de uma gravidez de sete meses. Dr. Gerardo Lozada a levou para Lima, capital do Peru, para que outros especialistas confirmassem a gravidez antes da cirurgia. Um mês e meio depois, em 14 de Maio de 1939[2], ela deu a luz um menino por cesariana, feita necessariamente, já que sua pélvis era muito pequena. A cirugia foi feita pelo Dr. Lozada e pelo Dr. Busalleu, com o Dr. Colretta providenciando a anestesia.

Esse caso foi reportado em detalhe pelo Dr. Edmundo Escomel para La Presse Medicale, junto com os detalhes adicionais de que sua menarca teria ocorrido aos 8 meses de idade e seus seios proeminentes começarem a ser desenvolvidos aos 4 anos. Aos 5 anos, sua aparência demonstrava alargamento pélvico e maturação óssea avançada. Seu filho nasceu com 2,7 quilogramas e recebeu o nome de Gerardo, em homenagem ao médico que realizou a operação. Apesar de fisicamente amadurecida, Lina preferia brincar com bonecas do que cuidar de seu filho, que recebia alimentação de uma enfermeira. Gerardo foi criado pelo irmão de Lina e levado a acreditar que Lina era sua irmã, mas aos dez anos descobriu que na verdade se tratava de sua mãe depois de ser ridicuralizado na escola. Ele cresceu saudavelmente e morreu em 1979 aos 40 anos de uma doença na medula óssea. Nunca foi confirmada qualquer relação entre a doença e seu nascimento de uma mãe tão precoce.

O mistério da história não se trata na precocidade de Lina, já que isso pode ser explicado como desequilíbrio hormonal, mas sim quem seria o pai da criança, pois a peruana nunca revelou o segredo e se nega a falar do assunto até hoje, chegando a recusar uma entrevista com a Reuters em 2002. Seu pai chegou a ser preso após o nascimento do filho, acusado de incesto, mas foi libertado após alguns dias por ausência de provas para incriminá-lo. As suspeitas recaíram então em um irmão de Lina que era deficiente mental.

No Peru, muitas vezes a garota era associada com a Virgem Maria, que havia concebido um filho sem o pecado original, por obra do Espírito Santo. Algumas pessoas da região acreditam até hoje que Gerardo é filho do deus Sol.

Pobreza
Lina Medina com seu filho e o médicoApós o nascimento, policiais, doutores e uma equipe de filmagem chegaram à vila para reportar o ocorrido. Muitas pessoas quiseram auxiliá-la, chegando a existir uma oferta de 5 mil dólares de um empresário estadunidense. Uma oferta mais ousada veio de Nova Iorque, propondo mil dólares por semana, mais despesas, para que Lina e o filho fossem colocados em exposição na Feira Mundial da cidade. A única proposta aceita pela família foi a de um empresário estadunidense que a mãe e o bebê fossem aos EUA para que cientistas analisassem o caso. A oferta incluía o conforto financeiro vitalício dos dois.

Em poucos dias, o Estado peruano proibiu todas as ofertas anteriores, alegando que Lina e o filho estavam em ‘‘perigo moral’’, e chegou a criar uma comissão para protegê-los. Mas após seis meses o governo os abandonou.

Lina permaneceu no hospital por onze meses e só pôde voltar para a família após o início de procedimentos legais que levaram a Corte Suprema a permitir sua convivência com os pais. Alguns anos depois, o Estado expropriou Lina e destruiu sua casa, onde hoje existe uma estrada. Hoje ela espera que o governo lhe dê o equivalente a uma propriedade, para compensar a casa já perdida. Segundo o atual marido de Lina, o imóvel valia cerca de 25 mil dólares. Caso conseguisse a moradia, Lina encerraria uma longa batalha judicial.

Em 1972, a mãe mais jovem do mundo se casa, pela primeira vez, com Raúl Jurado e no mesmo ano, aos 38 anos, tem seu segundo filho, que vive no México. Atualmente vive no caminho de um beco escuro parcialmente interditado por placas de madeira em um bairro pobre e com alto índice de criminalidade na capital peruana de Lima, conhecido na localidade como o ‘‘paraíso dos ladrões’’ e “Chicago Chico” (‘‘Pequena Chicago’’), em alusão à cidade estadunidense Chicago.

Alguns consideram que a falta de ajuda do governo peruano possa ser explicada por puro preconceito, já que em outros países Lina receberia total apoio do Estado. O obstetra José Sandoval, autor de Mãe aos Cinco Anos, luta desde os seus tempos de estudante para uma pensão vitalícia para Lina. Desde 2002 ele já conseguiu acelerar os processos e já chegou a levar o caso para a primeira-dama Eliane Karp.

Notas
[1] Existem algumas controvérsias quanto o local e a data exata de nascimento de Lina. Alguns afirmam ter sido em Antacancha ou Ticrapo, além de Pauranga. Porém, todas essas cidades se localizam na Região de Huancavelica. Quanto a data, alguns afirmam que poderia ter sido em 23 de Setembro.

[2] Neste dia estava sendo comemorado o Dia das Mães no Peru.

A fonte disso é o wikipédia, e já que estamos em guerra contra a pedofilia, acredito que é muito interessante compartilhar essa curiosidade com vocês.

PS: Word key for russian friends: Лина Медина
ключевые слова для российских друзей: Лина Медина

Vem também:
Menina estuprada de 9 anos é mãe mais jovem do Peru

Ofertas com frete grátis

About these ads

41 Respostas para “Gravidez Precoce – Lina Medina aos 4 anos de idade”

  1. Altenor Guesi da Cruz Diz:

    Será que naquela época ainda não existia exames de DNA
    para saber quem era o pai
    e como associavam ela com a virgem Maria
    os médicos não constataram o ato do estupro?
    As vezes tem coisas que o mundo tapa os olhos para não enxergarem

  2. exames de DNA são recentes cara, não tem mais de 20 anos…

  3. eu tenho 13 anos e estou gravida

  4. nw tinha como fazer um teste de DNA pelo que eu sei faz somente 18 anos que a medicina progrediu isso,se ela esconde isso ate hj deve ter seus motivos,agora vc cidia que esta gravida um conselho nw tenha vergonha por issoassim como vc tem outras criancas gravidas,vc somente nw teve a orientacao certa para que isso nw acontessesse,forca e lute nw so por vc ms por esse ser que esta em seu ventre

  5. não existia exame de DNA, e isso já tem seculos já.
    mas deve ter sido os irmãos.

  6. Cidia, você tem noção da responsabilidade que é gerar uma criança? principalmente sem ter condições (não sei se é o seu caso)? Meninas, tenham calma, segurem suas pererecas, tudo ao seu tempo. isso tudo é vontade de dar? A adolescência por si só já é conturbada, com uma gestação não planejada essa turbulência triplica; dependendo dos pais, quadriplica. Juízo meninas, juízo. Vao estudar para garantir um futuro melhor. Não antecipem responsabilidades e nem as joguem sobre as costas de seus pais. Construam sua vidas primeiro. Busquem sua independência antes de dar a luz à alguém sendo que se quer pode se sustentar.

  7. Caso muito interessante mais mesmo assim vagos !@!!

  8. Eu tenho 24 anos e ja sou mãe de dois filhos, mas hoje lendo essa matéria fiquei horrorizada e ainda consigo pensar: será verdade mesmo? tive meu primeiro filho com 18 anos e hoje ele tem 5 anos e pela mentalidade dele eu tiro, como essa menina suportou uma “gravidez” não digo responsabilidade pois ela também era uma criança…Será ate que ela sabia do que se tratava? Mas vendo o mundo de hoje em dia, cada vez mais cedo meninas estão engravidando e tendo que criar uma responsabilidade de mulher, mãe, ao invés de descobrir o quão bom é ser criança…Meninas uma criança é coisa séria, não é só botar no mundo. Vamos procurar mais se divertir, curtir um pouco a vida, estudar, ter boas amizades e ate namoradinhos também, mas se segurem….Garantam primeiro um futuro pra vocês, cuide de vocês e depois pensem em cuidar de outra pessoa…Pensem bem antes de qualquer atitude…

  9. Será que naquela época ainda não existia exames de DNA
    para saber quem era o pai
    e como associavam ela com a virgem Maria
    os médicos não constataram o ato do estupro?
    As vezes tem coisas que o mundo tapa os olhos para não enxergarem

    Lord Seph Diz:

    4 novembro, 2009 às 2:29 pm
    exames de DNA são recentes cara, não tem mais de 20 anos…

    tem nego q parece q nunca entrou em uma escola antes de falar tamanha burrice…….

  10. Esse caso é realmente inacreditável…
    Estamos acostumados a ver meninas a partir de 9 anos engravidando (o que já não é normal, de forma alguma, mas que de todo jeito acontece…), mas no caso dela, gente… Fico aqui imaginando quantos problemas emocionais ela carrega até hoje.

  11. O DNA AINDA PODE SER FEITO BASTA BOA VONTADE DE ALGUEM ,PODE O INDIVIDUO ESTAR MORTO OU NAO ESSE NAO É O PROBLEMA ,DESENTERRA E PRONTO…MAIS ELA É POBRE NÉ EU ME ESQUECI QUEM SE OU MELHOR Q GOVERNANTE SE IMPORTA COM POBRE……

  12. Juliana Jales Diz:

    Minha gente… como é q tantas pessoas aki colocaram em pauta o DNA na época kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Tem muita gente fugindo da escola pra namorar…

  13. tenho9 anos e to gravida de 6 meses e 8 dias transei ao meus 6 anos de idade e não consegui engrvidar e transei aos 8 anos e to gravida do guri que amo ele tem 15 anos

  14. tenho 14 anos de idade
    e tenho uma filha com 4 meses
    ja acho um abisuro ter engravidado cedo
    mais hj amo muito a minha filha
    mais uma menina de 4 anos ter engravidado
    fiquei de boca aberta nunca vi um caso desse

  15. na minha opinião deve ter ciduh um dos irmãos, pelo fato di ki ela ñ contou.
    Ho irmão deve ter mascarado com algum tipo di brincadeira , isso sem contar
    ki ela tem um irmão deficiente mental …
    gera um sentimentuh a mais por parte dela por ter deixaduh ki acontecece
    um sentimentuh di culpa, por ñ ter feituh nada pra impedir…

    …………………. por isso ela ñ contaa…

  16. RAFAELA SANTOS Diz:

    CARAMBA ESSA HISTORIA PARECE ATE MENTIRA,FICO COM RAIVA SO DE PENSAR QUE MUNDO ESTAMOS VIVENDO O PIOR DE TUDO É QUE AINDA TEM CRIANÇAS ENGRAVIDANDO DE PROPOSITO(ALIAS 9 ANOS É CRIANÇA,QUEM DISCORDA?)E A FUNÇAO DOS PAIS HOJE EM DIA,ONDE ANDA A RESPONSABILIDADE E A APRENDIZAGEM COM ELES?CAR TENHO 20 ANOS E TENHO UMA RESPONSABILIDADE COM MEU FUTURO E MORRO DE MEDO DE ENGRAVIDAR POR ISSO QUE USSO A CABEÇA E ME PREVINO VOCES DEVERIAM FAZER O MESMO….BJUS E QUE DEUS COLOQUE JUIZO NA CABECA DE VOCES.

  17. Sei que LINA tem seus motivos para não falar qm é o pai!!!
    Mas se foi vitima de um abuso deveria ir atras de justiça!!!!!

  18. MACABRA ESSA HISTORIA….
    espero que isso nao se repita!

  19. nao podia fazer isso com ela isso e um sacanagem ta muito claro

  20. Oiiie Gente Euu axôÔ Um absurdoo!!
    Tenhoo 11 anoos e Tô graviida de 2 Meses,
    E Morroo de Medoo de fallar Para Meuus Pais…
    Quaandoo eles viram essa historia da LInna eles axaram um absurdoo ,
    Imagino oq eles iraam Fazeer comigoo??
    Euu passo um grande problema dentro de kasa
    poiis meuus pois sãão homossexuais e nãão são meus paiis biologicos Enfelismente souu adotadaa e agoraa oq euu façõõ…
    Mee Dee uma Ajudaa Mee add no kut
    kellyhp_k3@hotmail.com

  21. Ninguem me add não me deram uma ajuda se ferrei meus pais descobriram me espulsararam de kasa to na kasa da meu bof escandalo é um menino e uma menina são gemeos maria e mario.

  22. ninsi mangabeira assunçao Diz:

    Com todo o respeito que tenho pela raça humana, o cara que fez isso devaria no minimo ser esquartejado vivo

  23. Noossaa quandoo vii neeem acreediiieeii caaraa poo .. maiiss ee muiitoo feiia kkkk

  24. Eu acho que ela deve ter entrado em depressão ,eu fiquei orrorizada ao ouvir essa história

  25. Absurdo é governo não ter ajudado e não ter permitido que os USA ajudasse.. Quanta ignorância naquela época, meu Deus. A menina não diria mesmo quem foi pr trauma, por ameaças ou talvez por não saber mesmo. Uma criança de 04 anos, mesmo nos dias de hoje não sabe nada sobre sexo e suas consequências.Ela não sabia o que estava acontecendo, sabe se lá como isso aconteceu, se à noite, quando estava dormindo. acordada durante at, c/ dores horriveis.Difícil saber como resistiu naquela época. Natural que até hoje ela não consiga comentar o assunto.

  26. MEU FIKEI CHOCADA 4 ANOS DE IDADE NUSS TEM PESSOAS QUE TEM FILHO COM 15,16. EU JA ACHO UM ABSURDO MAIS ELA DEVERIA FALA COM A JUSTIÇA PRA FALA DO PAI SE É QUE ELA SAIBA ELA ERA MUITO NOVA.

  27. Ai, k horror! Eu tenho 16 ans e até fico cm vntad d engravdar d meu mor, + sei k é cedo. + e a lina, ela menstruou aos 2 anos? Como é possível?! Céus!

  28. a sério isto é demais coitada e entao pobre deve ter sido dificil

  29. Andressa Busardes Albuquerque Diz:

    Ficou vago a parte em que falam do suposto pai da criança, foi de fato constado que se tratava de abuso? em um caso como esses vale considerar todas as hipoteses, mais de qualquer maneira é um caso assustado,r pra nós que estamos acompanhando de longe e depois de tanto tempo, imagine o não foi para as pessoas que acompanharam de perto e naquela época em que ainda existiam pessoas com a cabeça tão fechada pra casos como esses.

  30. noooooooooosa que sera o paiiiiiiiiii kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. QUEM SERÀ O PAI DESSA MUIÈ????????????????????

  32. QUEM SERÀ O PAI DESSA MUIÈ?????????????????????/

  33. Silvia da barca ferlito Diz:

    É um absurdo isso que aconteceu com a menina.só pode ter sido um familiar bem proximo.

  34. É terrivel mesmo,infelizmentee isso ter ocorrido. :s

  35. Mt interessante!
    Acho q naquela epoca ao menos ela(lina) sabia o q estava acontecendo.

    Tao inocente!
    bjs

  36. pelo amor de deus oque acontece com a nossa sociedade tá td perdido como uma menina de 4 anos e meio pode engravidar e ficar naquelas condiçoês é aterrorizante

  37. ate hj ela nao sabe que e o pai?
    i a criança nao perguntar por ele?

  38. também quiria faze isso

  39. Vou nem zua vai que é doença

  40. povinho de cima isso é caso sério não é brincadeira…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: