Tipos de Chocolate

PEDRA ENXUTA – Por que as mulheres gostam mais de chocolate do que os homens??? É para depois brigar com a balança!? Hahahahah Vamos lá, respondam…

O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau; antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam o cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de xocoatl (do náuatle xococ “amargo” + atl “água”). Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada pelos astecas, povo místico e religioso, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate.

Bom, vamos ao que interessa, os tipos:

TIPOS DE CHOCOLATE

O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite (em Portugal diz-se chocolate de leite), branco, amargo, com amendoim, amêndoa ou avelã, com ou sem recheio, etc., variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

Chocolate

– O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias.

– O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas européias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.

– A couverture é o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a Valrhona, Lindt & Sprüngli, Theo Chocolate e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.

– O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP desenvolveu um Chocolate à base de cupuaçu, que pertence à mesma família do cacau.

Curiosidades

Um estudo da BBC indicou que um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na atividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término na atividade.

Uma empresa da Espanha (a Disnatural) afirma ter inventado um chocolate que inibe o apetite.

A novidade é uma mistura de cacau, jojoba e a alga espirulina que, segundo seus criadores, produz no organismo, de maneira natural, uma sensação de apetite saciado após o consumo de apenas um ou dois bombons de 15 gramas cada

Leia mais
Chocolate no Wikipédia
Empresa espanhola lança chocolate que inibe apetite

Anúncios

Uma resposta to “Tipos de Chocolate”

  1. adoro chocolate e acho q isso q vcs fizeram é a coisa mas legal eu fiquei morrendo de votade de comer chocolate quando vi vcs ai eu corri até a loja e comprei varios para eu poder me satisfazer adoro repito adoro chocolate e’a coisa mas gostosa do mundo me passa a receita do choc pf.
    bjs
    ass:uma louca por choolate

    Z Franco: Olá Rebeca!!
    Muito obrigado pela sua visita comentada!
    Sobre a receita, vou ficar te devendo… mas não fique brava, o chocalate está aí para alegrar! Hahahahahah
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: