Filmes para Indicar – American Psycho

American Psycho no Pedra EnxutaSinopse:
Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Outras Informações sobre a produção:
Psicopata Americano (título original: American Psycho) é um filme estadunidense rodado em 1999 (lançado em 2000), sendo uma adaptação do polêmico livro do mesmo nome, escrito por Bret Easton Ellis.

Enredo:
Mary Harron, que anteriormente havia dirigido o filme Um Tiro Para Andy Warhol (I Shot Andy Warhol no original), este baseado na história de Valerie Solanas, dirigiu e co-roterizou o filme em conjunto com Guinevere Turner. Esse roteiro foi escolhido entre três apresentados, incluindo um do próprio criador do livro, que de acordo com o roteirista, o script acabava com um grandioso musical. Quando a diretora perguntou sobre o musical, Elis admitiu não ter conseguido pensar em um bom modo de finalizar o script.

Cena de American Psycho no Pedra Enxuta

Muitos da industria cinematográfica disseram que o livro era “infilmável” devido a história, que contém extrema violência e sexualidade. Durante seu estágio inicial de pré-produção, muitos atores, diretores e equipes foram sondados para participar da adaptação para os cinemas. A diretora Mary Harron e o ator Christian Bale que interpretaria o Patrick Bateman, já eram confirmados, mas Leonardo DiCaprio chegou a se interessar pelo papel principal. A produtora Lions Gate lançou um “press-release” afirmando que Dicaprio estrelaria o filme. Mary e Bale acabam afastando-se do projeto, motivados pela suprendente notícia em que se quer foi avisada da mudança. Oliver Stone acaba envolvido com o projeto. Quando ambos Dicaprio (que acabou desistindo do papel devido ao dano na sua imagem que o filme traria) e Stone desistem do projeto, Mary e Bale retornam ao filme.

A versão em DVD nacional é indicado apenas para maiores de 18 anos.

Questões sobre a realidade de Patrick Bateman:
Existem muitos debates entre os fãs sobre o personagem principal do filme. Existe a versão de que na verdade todos os assassinatos que cometia, seriam apenas uma ilusão, uma criação de sua mente.

Há várias passagens no filme que dão esta impressão:

  • Após Patrick matar Paul Allen e carregar seu corpo através do lobby, um rastro de sangue é claramente visível, mas após Patrick conversar com Louis Carruthers, o rastro de sangue desaparece.
  • Quando Patrick trava um confronto armado com a polícia, ele dispara contra o carro causando uma enorme explosão. O personagem olha para a arma num total ato de descrédito.
  • Quando Patrick volta ao apartamento de Paul Allen, todas as evidências dos seus crimes desaparecem e há uma corretora de imóveis no local. A mulher passa por um momento constrangedor com Bateman, insinuando que o proprietário limpou a sujeita e se livrou dos corpos para vender o apartamento mais facilmente; a cobiça, o materialismo e a superficialidade desta alta sociedade nova-iorquina faz com que seja “impossível” Bateman se entregar, embora ele tente confessar por diversas vezes.
  • Igual ao livro, o filme faz uma sátira a sociedade yuppie. Com esta vista em mente, é possível chegar a conclusão que estariam acobertando os crimes, que na verdade teriam exisitido. Isto é latente na hora que Bateman confronta seu advogado Howard, que relata que jantou com Paul Allen em Londres há 10 dias atrás. Com todos os personagens confundindo Patrick com Halberstam, é possível que em uma sociedade “falsa”, ninguém se importa com quem é quem.
  • Outros personagens do filme se referem repetidamente a Patrick como “perdedor”, sempre confundindo-o com outras pessoas. É outro exemplo do senso de realidade do personagem refletindo seu sentimento de inadequação da sociedade.
  • Em uma cena, quando operava um caixa eletrônico, aparece uma mensagem escrita “ALIMENTE-ME COM UM GATO DE RUA” (FEED ME A STRAY CAT no original). Patrick pega um gato aos seus pés e saca a sua pistola, quando uma idosa impede-o e acaba morta por ele.

Clássica Cena dos Cartões

Cena de American Psycho - Patrick Bateman no Pedra Enxuta

Outras escalações:

  • A Edward Norton foi oferecido o papel principal, mas acabou recusando.
  • Brad Pitt como estrela, David Cronenberg na direção e no roteiro, o próprio Bret Easton Ellis.
  • Leonardo DiCaprio como Patrick Bateman, James Woods como Donald Kimball e Cameron Diaz como Evelyn Williams, com Oliver Stone na direção com um script escrito por Matthew Markwalder.

Site Oficial do filme
Fonte: Wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: