DIVISÃO DE ESTADOS – Veja como pode ficar o Brasil no futuro

MAPA ATUAL

Atualmente o território brasileiro é dividido em 27 unidades, sendo 26 Estados e o Distrito Federal (aquele cercadinho com  pessoas honestas – dentro do Estado de Goiás )

PARÁ (PA)

– Carajás
Teria 39 municípios e ocuparia uma área equivalente a cerca de 25% das regiões sul e sudeste do território do atual Pará. De acordo com o movimento para a criação do Estado, a população estimada da nova Unidade da Federação seria de 1,3 milhão de habitantes.

– Tapajós
Conforme o projeto apresentado na Câmara dos Deputados, a nova unidade contaria com 27 municípios e corresponderia a 58% do atual território paraense, na região oeste. A cidade de Santarém é apontada como possível capital do Estado.

PIAUÍ (PI)

– Gurguéia
Com 87 municípios, a nova Unidade da Federação ocuparia cerca de 60% da área do estado do Piauí, no sul do território. O nome do Estado seria uma homenagem ao vale do Rio Gurguéia, segundo o projeto apresentado.

MARANHÃO (MA)

– Maranhão do Sul
Seria composto por 49 municípios que pertencem atualmente ao sul do Maranhão. Segundo o deputado que apresentou a proposta em Brasília, as diferenças culturais entre norte e o sul do Estado remetem ao século XIX.

MATO GROSSO (MT)

– Araguaia
A proposta de desmembramento de Mato Grosso, apresentada na Câmara, inclui 32 municípios. Para os defensores da divisão, o desmembramento de um Estado de área muito grande ajudaria no desenvolvimento da região.

– Mato Grosso do Norte
O segundo projeto para dividir o Mato Grosso abrange 47 municípios e tramita em conjunto com  a proposta de criacao do Araguaia. Segundo os parlamentares que defendem os desmembramentos, distâncias de até 1 mil KM da capital prejudicam o crescimento de alguns municípios.

BAHIA (BA)

– Rio São Francisco
A nova unidade da federação abrangeria 34 municípios do oeste da Bahia. Parte da região já foi o território de Pernambuco, mas cedida à Bahia como punição pela participação do Estado em uma revolta.

AMAZONAS (AM)

– Rio Negro
O território Federal do Rio Negro, vinculado à União, seria formado por três municípios amazonenses. O Projeto apresentado em Brasília também propõe a criação de outros dois territórios, Solimões e Juruá.

– Solimões
A segunda divisão do território do Amazonas incluiria 13 municípios, na região de fronteira com o Peru e a Colômbia.

– Juruá
Outra divisão no Estado do Amazonas formaria um território com apenas sete municípios, segundo o projeto apresentado na Câmara.

AMAPÁ (AP)

– Oiapoque
Um município, Oiapoque, que tem 22 mil km², se formaria em território da União.

Fonte: http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/estados-brasil/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: